Filmes de terror 1: Scream (Pânico) - 1996
Elenco original:
- Neve Campbell - Sidney Prescott
- David Arquette - Dwight "Dewey" Riley
- Courtney Cox - Gale Weathers
- Drew Barrymore - Casey Becker
- Skeet Ulrich - Billy Loomis
- Rose McGowan - Tatum Riley
- Matthew Lillard - Stuart "Stu" Macher
- Jamie Kennedy - Randy Meeks
- Liev Schreiber - Cotton Weary
- W. Earl Brown - Kenneth "Kenny" Jones
- Lawrence Hecht - Neil Prescott
- Henry Winkler - diretor Arthur Himbry
- Kevin Patrick Walls - Steve Orth
Sinopse:
Esse foi o melhor filme que eu já vi, não só pelas cenas de morte, como também pelo maravilhoso elenco, diretor, escritor, a história e as locações. Eu achei tudo perfeito.
O filme conta a história de uma adolescente de 17 anos, Sidney Prescott, que perdeu a mãe a cerca de 1 ano atrás, e está morando com o pai. Agora o assassino está de volta, perseguindo Sidney e matando seus amigos.
O elenco: (da esquerda para a direita) Billy, Sidney, Stu, Tatum e Randy
Eles moram em uma cidade chamada Woodsboro, na Califórnia. Sidney é namorada de Billy e Tatum é namorada de Stu. Eles estudam na "Woodsboro High School".
Sindey acusou Cotton Weary de ter matado sua mãe, porque ela o viu saindo de sua casa com um casaco cheio de sangue e encontrou a própria mãe morta. A reporter Gale Weathers se interessou muito sobre o caso e começou a escrever um livro sobre a morte da mãe de Sid, chamado "Os assassinatos de Woodsboro", o que deixou Sid com muita raiva de Gale. Tatum é a melhor amiga de Sidney e é irmã de Dewey, o policial que vai ajudar Sidney e que acaba tendo uma "quedinha" por Gale.
O filme começa com Casey Becker, sozinha em sua casa quando recebe um estranho telefonema de um desconhecido, que começa a conversar com ela sobre filmes de terror. Mas depois, o desconhecido mostra que está observando Casey. Logo, ele amarra o namorado de Casey, Steve, á uma cadeira e faz uma pergunta à ela sobre um filme de terror **Detalhe: quando o assassino pergunta se ela tinha namorado, ela diz que não. Se ela acertasse, ele soltaria Steve, mas se errasse, ele o mataria. A pergunta foi: "Qual o nome do assassino em sexta feira 13?". Ela responde Jason, e estranho diz que ela errou. O assassino original de "Sexta feira 13" é a Sra. Voorhees, mãe de Jason. Aí as mortes começam...
As mortes (em ordem)
- Steve Orth
Ele teve as tripas arrancadas quando estava preso à uma cadeira, no quintal da casa de Casey. Achei as tripas muito reais! Em alguns dvds e quando passa na tv (o que é muito raro), essa cena é cortada.- Casey Becker
Depois que Ghostface matou seu namorado, ele invadiu sua casa. Casey conseguiu sair pelos fundos, mas ele a perseguiu e deu uma facada em seu peito. Logo, seus pais chegam em casa, mas não a veem lutando com o assassino bem do lado deles (que foi muito triste). Mesmo estando sendo morta, ela não larga o telefone. Quando a mãe dela sai da casa, a encontra pendurada na árvore, com a tripas para fora, igual Steve. Essa cena me deu muito dó, e quase não dá pra perceber que é um boneco.
- Diretor Arthur Himbry
Já tinha passado muito tempo e ninguem morria, disse o diretor Wes Craven. O diretor foi uma escolha, pois ele tratava os alunos muito mal e não aceitava brincadeiras. Ele acabou se dando mal depois que todos os alunos foram embora por causa da suspenção das aulas.
- Tatum Riley
A minha personagem preferida, depois da Sidney. Tatum é muito bela e não gosta das brincadeiras de seu namorado Stu. Durante o filme todo ela sempre apoiou à Sid, mesmo sabendo do perigo de ser assassinada.
Porém, o que tem de bonita, tem de burra. Durante a festa de Stu, ela foi buscar cervejas que estavam na geladeira da garagem (aqui no Brasil não é muito comum ter geladeiras em garagens, mas no EUA é). Ghostface a trancou junto com ele lá. Ela achou que fosse alguem a trolando. Ela percebe que a coisa era séria quando o assassino tira uma faca do bolso. Ela e Sidney foram as unicas que conseguiram atingir Ghostface de algum modo. Tatum jogou garrafas de cervejas nele, e ainda tentou sair pela portinha do gato, no portão da garagem. Mais tarde, Sidney acha o corpo dela.** Uma dica: se você estiver em um comodo com um assassino em uma festa cheia de convidados, seja racional e grite por ajuda ;) .
- Kenny
O Cameraman de Gale tambem levou a pior. Os 2 foram escondidos até a festa de Stu para conseguir um furo de reportagem. Enquanto Gale estava com Dewey, Kenny ficou sozinho em sua vã, mas o assassino só apareceu porque estava perseguindo Sidney, que entrou na vã dele. Kenny foi degolado, e depois colocado em cima de sua vã.
Os Assassinos
Billy e Stu foram os assassinos. Billy diz que a mãe de Sidney fez sexo com o pai dele, e por isso sua mãe o abandonou. Eles pegaram o pai da Sid, Neil, para culpa-lo. Eles se cortam para se fazer de vítima. A nossa protagonista Sidney consegue vence-los, com a ajuda dos outros sobreviventes Gale, Dewey e Randy
O fim dos assassinos
STU
Sidney consegue distraí-los e salvar seu pai. Stu vai atras dela, que joga a tv, que estava passando "Halloween (1978)" na cabeça dele, eletrocutando-o
BILLY
Billy já fingiu ser morto para enganar Sidney. Depois de escapar dele, Gale dá um tiro em seu peito, porém ele não morre. Sidney o mata com um tiro na cabeça.
Quem matou quem:
- Stu matou Steve e Casey
- Billy falou com Casey ao telefone
- Stu atacou Sidney na casa dela e Billy falou com ela ao telefone
- Stu ligou para Sidney na casa de Tatum
- Billy atacou Sidney no banheiro
- Stu matou o diretor Himbry
- Billy matou Tatum
- Stu perseguiu Sidney durante a festa
- Stu matou Kenny
- Stu esfaqueou Dewey
Curiosidades:
- O psicopata deste filme foi inspirado em um serial killer da Flórida chamado Daniel Rolling, “The Gainsville Ripper”, que assassinou 5 estudantes.
- O título provisório de “Pânico” era “Scary Movie”. Foi o presidente da Miramax, Harvey Weinstein, que o rebatizou para “Scream”.
- Wes Craven teve que repetir 5 vezes a cena em que Drew Barrymore saía chorando, gritando e aterrorizada. Como Drew é amante dos animais, Craven lembrava-a de uma notícia que havia lido alguns dias antes, sobre um gato que havia sido morto queimado pelo próprio dono.
- Roger Jackson fez a voz do assassino em todos os filmes. Ele também dublou “Macaco Louco”, em “Meninas Superpoderosas".
- A cena das chamadas telefônicas do assassino foi inspirada na vida real do diretor, que um dia, na casa de um amigo, recebeu uma ligação em que alguém lhe dizia: “Mata, mata, mata, morre, morre, morre...” e após o susto, viu seu amigo fora da casa, rindo e segurando um telefone móvel.
- Courteney Cox e David Arquette se conheceram e se apaixonaram no set do filme. Eles se casaram em 1999, tiveram uma filha e se separaram em 2011
- O filme foi banido na Coréia do Sul. Apenas em 1999 "Scream" foi reeditado para obter uma classificação de 18 anos.
- Durante os minutos iniciais, enquanto Ghostface conversa com sua primeira vítima, a menina tenta adivinhar o filme de terror favorito dele, dizendo que se tratava de “A hora do pesadelo”, tambem dirigido por Wes Craven.
- O diretor faz uma ponta no filme como o faxineiro Freddy, obviamente baseado em Freddy Krueger
- O Brasil foi o país onde o filme recebeu a classificação mais baixa nos cinemas: 14 anos (ainda bem né)
- "Pânico" foi o décimo terceiro filme mais visto dos EUA no ano de 1996 e se tornou o 6° filme de terror da história a ultrapassar a barreira dos 170 milhões de dólares em bilheteria.
- Sobre o papel de Sidney, Neve Campbel também quase não aceitou a proposta, pois não queria mais estrelar filmes de terror após sua experiência em “Jovens Bruxas”. Mas mudou de idéia rapidinho quando descobriu que seria a protagonista!
- A venda de binas (identificador de chamadas, para os pivets) triplicou após o lançamento do primeiro filme!
- Várias atrizes tentaram o papel de Sidney, como Molly Ringwald, Reese Witherspoon, Drew Barrymore, Brittany Murphy, Melissa Joan Hart, Alicia Witt, Melanie Lynskey e Melinda Clarke, nossa!!
No próximo post, colocarei onde as locações do filme foram filmadas, Até +
Nenhum comentário:
Postar um comentário